Apresentando seu software ao mercado: 3 casos de sucesso

Veja como o inbound marketing gera ótimos resultados no mercado de tecnologia.

O mercado de tecnologia apresenta ótimas oportunidades. Bill Gates tornou-se o homem mais rico do mundo com o Windows, Mark Zuckberg tornou-se o bilionário mais novo da história com o Facebook.

Mas você já pensou a dificuldade que era vender um sistema operacional em 1985 quando o Windows estreou e ninguém tinha ideia do que ele oferecia? Ou anúncios no Facebook em 2004, quando este era apenas uma rede social para compartilhamento de histórias e momentos dos usuários,  e a venda de anúncios na plataforma ainda nem era tão familiar?

Felizmente, a Comunicação e o Marketing evoluíram junto às tecnologias do mundo digital. Hoje em dia, o marketing digital ressignificou o relacionamento com cliente e por meio de inbound marketing é mais fácil apresentar ao mercado aquele software incrível que sua empresa desenvolveu. Não só apresentar, mas também falar dele nos mínimos detalhes, informando os seus clientes para que eles servem, quais as funcionalidades novas, qual o posicionamento da marca, e o principal, por que comprar com você e não com um concorrente, mantendo assim um relacionamento mais próximo e maduro com a sua base de clientes.

 

Empresas que investiram no Inbound para tecnologia

O Inbound Marketing é uma metodologia através da qual atingimos o prospect de acordo com a jornada de compra dele. Para isso, estuda os canais digitais em que seu público está. Usando anúncios atraentes, conteúdo de qualidade e relacionamento na sua estratégia. É fácil fisgar a atenção do público com materiais de estudo que lhes ofereçam vantagens, resolvam um problema das personas, e apresentem o porquê a sua empresa é a mais indicada para atender às expectativas do cliente. Ajudar o lead a caminhar em sua jornada de compra, dando a ele todas as ferramentas necessárias para facilitar a vida dele, cria um relacionamento sólido e potencialmente duradouro.

Empresas de tecnologia e softwares, observando a eficácia do inbound para a geração de leads e, gestão do relacionamento com a base de clientes, escolhem a metodologia de Inbound Marketing  para garantir sua entrega ao mercado, e no longo prazo calcular o lifetime value de um negócio. Confira alguns cases brasileiros (das histórias de sucesso da RD) daquelas que captaram leads e os transformaram em novos clientes:
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iClinic

O iClinic é um software de gestão para clínicas e consultórios de pequenos e médio porte. A promessa é que ele facilite o agendamento de consultas, prontuários, prescrições e o controle financeiro.

A empresa começou no Marketing Digital por meio de um blog e oferecendo um teste gratuito da ferramenta. Sem uma estratégia bem definida, os clientes experimentavam o iClinic, mas não fechavam a venda por falta de entendimento dos benefícios.

Foi quando a empresa passou a utilizar o Inbound Marketing e os resultados começaram a aparecer.  Em dois anos, o número de Leads gerados cresceu em 654%, e houve um crescimento de 250% em faturamento, com 20% das vendas feitas por meio do Inbound Marketing.

 

QuantoSobra

O QuantoSobra é uma empresa de software de gestão para micro e pequenas empresas. O foco deles é no varejo, com o controle de estoques, financeiro, emissão notas fiscais e outras funcionalidades.

Para tornar o sucesso da empresa mais escalável, reduzir custos e melhorar os resultados, os sócios decidiram investir no Inbound Marketing, e internalizar toda a operação de vendas.

Utilizando a automação de marketing, por meio de Landing Pages, conteúdos ricos e fluxos de emails, a empresa aumentou o número de clientes em 400% e fechou o ano com todas as vendas feitas 100% através do Inbound.

 

Convenia

A Convenia é um software de RH que automatiza benefícios, gestão de folha, gestão de férias, folha de ponto e outras burocracias da área, possibilitando que a equipe utilize seu tempo em funções mais estratégicas.

O grande desafio da empresa era apresentar o potencial da ferramenta e encantar os clientes, principalmente por trabalharem em um mercado tradicional que não está acostumado com muitas inovações.

Por apresentar um formato enxuto e nutrir o relacionamento com o cliente através do conteúdo, o Inbound Marketing foi a solução escolhida. Em um ano, o site da empresa recebeu 30.000 novas visitas mensais, houve uma redução do custo de aquisição de clientes em 50% e uma média de 3 novos contratos por mês com apenas um analista na equipe.

 

Inbound marketing para tecnologia

Novos produtos, e sobretudo aqueles que atuam em um mercado bastante dinâmico,  não podem seguir formas tradicionais de marketing. Mercados, como os de Tecnologia, que apresentam cenários complexos, grande número de informações, e necessidade de dialogar com o potencial comprador de forma constante, apresentando as mais diferentes funcionalidades, precisam planejar os fatores chave de sucesso de marketing e comunicação, para tornar toda a comunicação do produto ou serviço viável. Afinal, do que vale gastar um bom tempo desenvolvendo uma plataforma super completa, se o usuário não souber que ela existe, ou como ele pode utilizá-la?

Os três casos aqui mencionados apenas ilustram o potencial que o Inbound Marketing tem no momento de apresentar novos produtos de tecnologia ao mercado, alavancar as vendas, e formar consumidores mais maduros em relação ao produto/serviço que estão comprando.

Muito melhor do que conquistar metas ambiciosas, e aumentar as vendas, é garantir que o produto/serviço tem relevância para o cliente final – que o conhece, melhora e recomenda para outros clientes.  Isso é um relacionamento a longo prazo que garante fidelização, e Inbound Marketing entrega isso.

Se você quer saber mais sobre como posicionar o seu produto ou serviço com Marketing Digital e alcançar mais clientes, é hora de conhecer o Inbound Marketing. Vamos conversar um pouco? Vai ser um prazer tornar a sua estratégia de Marketing Digital mais eficaz.

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