Residentes Sem Fronteiras: Como a #SocialBrain e a Medway lançaram um curso online de sucesso

A Medway e a #SocialBrain juntaram forças em uma campanha inovadora: lançar o primeiro curso online para a prova prática de residência médica. Recebemos o grande desafio de impulsionar um produto que era totalmente diferente de tudo que existia no mercado.

Como trabalhavam com algo inovador, os três sócios tinham dificuldades para atingir o público de forma assertiva. Foi então que a #SocialBrain desenvolveu uma estratégia de Inbound Marketing com foco em engajar o público e gerar vendas.

 

“Encontramos a #SocialBrain em um momento bastante delicado da Medway. Nos encontrávamos com um projeto grande pela frente, com um prazo bastante apertado para tudo que planejávamos e não tínhamos mão para tocar tudo isso” – Alexandre Remor, Medway.

Engajando

Para vendas como o ensino à distância, a metodologia do Marketing Inbound funciona de forma excepcional. No Inbound, o público é alcançado, engajado e educado sobre o produto ou serviço do cliente, de forma que consiga amadurecer sua decisão de compra.

O primeiro passo foi gerar 8.981 visitas através das Campanhas de Mídia Paga, que levaram os visitantes para uma Landing Page (página com conteúdo relevante) para o público que está decidindo onde quer cursar a residência médica, e qual curso é capaz de prepará-lo da melhor forma. A metodologia do Inbound Marketing foi essencial para que o público potencial, encontrasse o conteúdo certo, na hora certa.

O conteúdo de qualidade gerou impressionantes 1.420 leads, 15,8% dos visitantes abertamente demonstraram interesse, e disponibilizaram seus contatos.

Foi com o aquecimento dos leads por meio das campanhas de e-mail marketing, com fluxos específicos para cada perfil de público, que educamos o lead e aumentamos as chances de conversão.  Os mais interessados no infoproduto foram convidados para um Minicurso, no qual tiveram um gostinho (uma amostra) do produto final. Ao total, 22,1% dos leads participaram do minicurso e viraram 314 oportunidades.

Gerando Vendas

A fase de engajamento foi um verdadeiro sucesso, em apenas um mês geramos um tráfego enorme que resultou na criação de diversas oportunidades de venda para o cliente. Com o uso do software de automação de marketing, foi possível reportar aos nossos clientes todos os resultados alcançados e eles tiveram uma visão clara do processo, acompanhando os passos realizados.

“Passamos por “trancos e barrancos” (…) e várias demandas foram surgindo ao longo do processo de pré-lançamento e lançamento. Todas essas demandas eram prontamente atendidas (..). Em pouco tempo nos sentíamos já partes de uma mesma equipe!” – Alexandre Remor, Medway.

 

Animados com o ótimo resultado de engajamento, o segundo desafio era alcançar o objetivo de 100 vendas feitas nos 7 dias, período em que o carrinho ficaria aberto. Mesmo concorrendo com gigantes do mercado, pioneiros na preparação dos cursos de residência médica, e com verbas maiores, o resultado do lançamento foi um verdadeiro sucesso, reforçando a qualidade de campanhas de mídia bem planejadas e que contemplavam os desejos e necessidades da persona.

O Marketing de Atração, também conhecido por Inbound Marketing engaja o público-alvo e o prepara para fechar a compra, ou seja, acompanha a evolução do comportamento desse público, em sua jornada de compra na web. O que é essencial em mercados que envolvem vendas competitivas, como o segmento de educação. A estratégia de Marketing Inbound da #SocialBrain superou todas as metas estabelecidas pela Medway, e a posicionou como um um novo player no mercado de cursos preparatórios para a residência, empresa que auxilia os estudantes de medicina que sonham em conquistar suas especialidades. Todos ganham!

Em resumo: quando há conhecimento claro do público-alvo, e foco no planejamento da oferta, o Inbound Marketing pode atuar como parceiro que auxilia a escalar as vendas de produto ou serviço. Tem interesse em ser o nosso próximo case de sucesso? Fale conosco.

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