Transformação Digital na Educação: como os meios digitais estão conectando estudantes

Entenda melhor o perfil dos novos estudantes e como conectar-se com esse público

O Ensino Superior é uma área da sociedade que está sempre em transformação, com novos ciclos de mercado surgindo a todo momento, exigindo das Instituições de Ensino Superior (IES) um bom equilíbrio entre marketing e educação para manterem-se relevantes na cabeça do aluno.

Nos últimos anos, uma tendência vem se consolidando na educação: o uso dos meios digitais como ferramentas de aprendizado. Até instituições tradicionais como Harvard e Yale estão oferecendo cursos online para atingirem o novo perfil de alunos. Mas, o que está por trás desse movimento do mercado?

 

Marketing Educacional: Um novo tipo de aluno

Você acha que os jovens só entram na internet para ver vídeos de gato e entretenimento? Não é bem assim, em uma pesquisa, 76% dos adolescentes de até 17 anos disseram que usam a internet para pesquisas escolares. A tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula e a nova geração está crescendo acostumada com o aprendizado digital.

Junto com os mais novos, os jovens que estão ingressando no ensino superior seguem a mesma tendência. A pesquisa mais recente do INEP, demonstrou que o ensino à distância já representa 18,6% de todas as matrículas e o número cresce anualmente, com o público na faixa etária de 25 anos preferindo essa modalidade.

Os números da educação no Brasil demonstram que os estudantes estão cada vez mais acostumados com o aprendizado online e essa presença está causando um impacto nos meios digitais, com diversos sites, redes sociais, aplicativos e empresas atendendo a busca por conhecimento e qualificação.

 

Estudantes conectados

A nova geração que está acostumada com os meios digitais de aprendizado está mudando o mercado de educação, fomentando na internet uma enorme quantidade de conteúdo, sites e plataformas para atender essa demanda.

O Youtube é um dos maiores exemplos, a plataforma de vídeos recebe 1 milhão de envios e 500 milhões de visualizações na categoria educação diariamente. O site tem até um nome para quem produz esse tipo de conteúdo, são os chamados “edutubers”, que conquistam o público através de aulas dinâmicas, com vídeos que muitas vezes combinam assuntos como vídeo games, animações, tabus e cultura pop com matérias educacionais.

Os estudantes não usam a internet só para acessar conteúdo, eles também participam de comunidades de troca de aprendizados e informações. Um exemplo é o Quora, uma rede social construída em torno de perguntas e respostas, conectando usuários com interesses em comum. A plataforma tem mais de 540 mil usuários e alguns são extremamente ativos, respondendo mais de 1.000 perguntas.

Aproveitando a grande procura por educação na internet, algumas empresas conseguiram aproveitar a tendência para oferecer cursos online de capacitação e formação. Um dos maiores exemplos é a Udemy, uma plataforma que vende cursos de até US$ 250 e já tem mais de 10 milhões de alunos ao redor do mundo. A revista Times chegou a dizer que a Udemy “descobriu o futuro da educação online.”

Assim como a demanda por educação na internet é enorme, o mercado soube acompanhar bem o público, com esses três exemplos demonstrando muito bem como é possível alcançar alunos através da internet. Mas, dentro desse cenário, será que existe espaço para as instituições mais tradicionais? É possível combinar marketing e educação para conseguir novos alunos em instituições que oferecem cursos presenciais?

 

Marketing digital e Educação

Marketing educacional não é algo exatamente novo, escolas, faculdades e instituições de ensino superior sempre investiram em formas de apresentar os seus cursos para conseguir novos alunos. A questão é que, para ser realmente efetivo, é preciso usar o mesmo canal do seu público alvo.

Um exemplo de sucesso é a UP Concurseiros, uma empresa de cursos preparatórios que conseguiu aumentar suas vendas em 173% através do Inbound, uma metodologia de Marketing Digital. Na SocialBrain, temos diversos clientes e histórias de sucesso conquistadas na área de educação, cuidando da presença digital do Centro Educacional Unilassale e com treinamentos in company no QG do ENEM.

Quer aplicar a transformação digital na sua empresa e conectar-se com seus futuros alunos? Fale com a gente.

Fale conosco

 

Quer ler mais conteúdos relevantes e saber mais novidades? Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Recent Posts

Leave a Comment