Transformação digital na saúde: como o Inbound Marketing está dando o que falar na área

Como clínicas e hospitais populares podem usar a estratégia correta para modificar a eficiência de seu marketing digital.

 

A área da saúde no Brasil está mudando. Diversos hospitais e clínicas populares estão oferecendo serviços com preços acessíveis, focando em agendamento e consultas rápidas e de qualidade.

Dentro desse cenário competitivo, é ainda mais importante que, quem esteja à frente de negócios da área da saúde entenda a transformação digital e compreenda os novos e melhores formatos para adquirir e manter clientes nos dias de hoje. Tendo isso em vista, o Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital baseada em relacionamento, que considera a jornada de compra do consumidor. Logo, tem como objetivo gerar resultados de vendas e contribuir com o aumento do faturamento das empresas.

 

Usando Inbound para organizar o processo do Marketing de Saúde

No Marketing Digital, só atrair visitas não é o suficiente: é preciso usar as informações e as ferramentas corretas para conhecer os visitantes que chegam no seu site, transformando-os em leads e consequentemente em oportunidades de vendas. O Funil de Inbound é a ferramenta mais eficiente para organizar os esforços da área de marketing.

O Funil de Inbound é um conceito simples que dividido em três etapas:

O funil é separado em atração, relacionamento e conversão, tornando mais simples o trabalho de analisar o desempenho de uma campanha integrada de Marketing Digital, e através dele é possível enxergar onde e quando fazer melhorias.

Não consegue atrair mais visitantes no site? Esse é um problema que impacta o topo de funil (atração). Os fluxos de e-mail e contatos não estão transformando leads em oportunidades? Esse é um problema no meio do funil (relacionamento). Os leads estão dentro do perfil, mas não estão descendo na jornada de compras? Essa é uma questão de fundo de funil (conversão).

Em mercados de vendas complexas, como o mercado de saúde, que já conta com uma demanda natural, o foco precisa ser no relacionamento, utilizando o conteúdo para informar e criar uma aproximação com o problema ou necessidade da persona, e por consequência, relacionamento de longo prazo.

 

A eficácia do Inbound Marketing em vendas complexas

A ideia do Inbound é simples: é dialogar com o público-alvo, compreendendo ‘a forma’ como ele compra. Logo, por meio de artigos, ebooks, vídeos e outros conteúdos, a empresa demonstra como suas soluções ajudam a resolver problemas específicos dos consumidores, atraindo assim novos clientes.

Quando uma solução ainda é pouco conhecida do público, o conteúdo também é uma ferramenta de difusão de informação, abrindo na mente do consumidor para novas possibilidades que antes ele desconhecia. Esse é o caso de alguns serviços, como as clínicas populares, que apesar de oferecerem benefícios como tratamento humanizado, consultas agendadas e preços competitivos, ainda são relativamente pouco conhecidas, atingindo cerca de 3 milhões de brasileiros, segundo o portal da Exame.

Um exemplo de Marketing Médico é o que ocorreu nos Estados Unidos com a Cleveland Clinic, que aumentou suas visitas de 200.000 para 3.2 milhões ao mês em apenas 18 meses. Tudo foi possível com a transferência de recursos do marketing offline para o online, com o aumento de investimento no blog e nas redes sociais da empresa, que hoje já conta com 1.5 milhão de seguidores e teve sua marca alavancada no mercado. Por isso, o conteúdo relevante – é rei – também no Inbound Marketing.

 

Inbound Marketing para Saúde: uma história de sucesso

Quando usado da forma correta, o Inbound Marketing é um verdadeiro sucesso na área da saúde, atraindo clientes com o conteúdo certo, que fala com as dores do clientes de acordo com a sua jornada de compra, e ainda mantém a comunicação ativa por meio dos fluxos de automação de e-mail. Quer ver um exemplo?

A DentalPrev é uma empresa de saúde dentária que tem uma “história de sucesso”, utilizando Inbound Marketing com a ferramenta de automação da Resultados Digitais, o RD Station. Em um ano, conseguiu gerar 10.000 leads, aumentar suas vendas, reduzir custos. Hoje em dia, 100% das vendas da DentalPrev são geradas pelo Inbound.

Um outro caso na área da saúde, que acompanhamos de perto, foi o de um dos nossos clientes, a Medway, uma empresa de cursos preparatórios online para a residência médica. Junto com a #SocialBrain, eles adotaram a metodologia de marketing de atração para a divulgação dos cursos online e alcançaram um ROI (Retorno sobre Investimento) de mais de 1000% em seis meses.

Em resumo: com uma estratégia bem pensada e análise criteriosa dos leads, o Inbound Marketing tem tudo para ser incluído no seu novo orçamento de Marketing. Mas, como fazer isso?
Com um planejamento estratégico, o conteúdo certo, e a seleção de canais adequados, você consegue falar com o cliente da área de saúde atendendo as principais dúvidas e necessidades dele.

Ficou interessado em aplicar o Marketing Inbound? Leia mais sobre a metodologia e como utilizá-la em seu negócio aqui.

 

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A #SocialBrain é agência Ouro, e faz parte do programa de parceria da Resultados Digitais, e possui todas as certificações: em Inbound Marketing, RD Station, Parceiro de Sucesso e Agência Inbound. Além disso, somos certificados pelo Google Partners.
Conte conosco para analisar os seus próximos desafios para deslanchar com a sua estratégia de Marketing Digital na área de saúde.

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