Como fazer seu negócio andar com Inbound Marketing em três passos

Você ainda não investe em digital? Confira dicas para ativar de vez seu funil de vendas.

Parece que foi ontem que falávamos de planejamento de Marketing em 2017 e o fim do ano já se aproximava. Ao longo dos meses, muita gente batalhou para recuperar o fôlego da onda de crise que se arrastou desde 2015, e as estratégias digitais foram protagonistas desta retomada de crescimento.

Na América Latina, por exemplo, 75% das empresas utilizaram estratégias de Inbound Marketing. No Brasil, 2017 foi o ano de fortalecimento dos pequenos e médios negócios locais por meio da internet, principalmente em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

Mas, você acredita que hoje em dia ainda há quem não invista em Marketing Digital? O fato é que nos últimos anos a conectividade alterou radicalmente nossa forma de viver e as empresas precisam entender os novos caminhos feitos pelo consumidor.

Tanto no digital quanto no off-line, o negócio sempre será pensado com base nos mesmos 4Ps – produto, preço, praça e promoção. No recém-lançado livro Marketing 4.0, Philip Kotler traz essa releitura para o nosso mercado e ressalta ainda a importância de guiar o consumidor ao longo da jornada de compra, desde a apresentação e assimilação da marca até a fidelização total.

Para que isso ocorra, é mais do que necessário estabelecer um planejamento coerente com os objetivos de negócio e as expectativas de crescimento. Por mais que o Marketing Digital seja um bom negócio e traga resultados em curto, médio e longo prazo, para ter retorno efetivo é fundamental saber aonde se quer chegar.

 

Você está preparado para vender?

Para quem está no início, a dica é potencializar é começar a pensar em seu funil de vendas e sua estratégia de Inbound Marketing para obter o maior retorno possível em curto prazo.

Para isso, vamos te apresentar três dicas de ativação de cada linha do funil de vendas (atração, consideração de compra/relacionamento e conversão) para fazer o negócio girar e aumentar sua receita.

 

1- Atração  

De acordo com estudo da eConsultancy, ações de SEO estão entre as que mais geram ROI positivo. Por isso:

  • Invista em um site otimizado para SEO. Parece básico, mas ainda há muita gente que não faz e impacta negativamente a estratégia de Marketing Digital.
  • Invista na criação de um blog e otimize todo o conteúdo, principalmente os temas mais buscados. Por ser um material especializado sobre a área de negócio em que você atua, é mais fácil atrair usuários qualificados.
  • Utilize SEO também na estratégia de video content. Para aproveitar melhor o boom do conteúdo em vídeo, organize o seu canal no YouTube, tanto em termos de layout quanto de descrições e títulos para que esteja otimizado para a busca orgânica.

 

2- Relacionamento

Uma vez atraído, como fazer com que alguém entre no seu círculo social? A dica é a mesma para a vida real: seja interessante.

  • Identifique qual a melhor isca para cada persona: gerar leads é um goal para importante para dar seguimento à jornada de compra. Mas, nem tudo funciona para todo mundo. Aposte em diferentes estímulos como e-books, tutoriais e trials que permitam dar início a uma relação mais direta.
  • O e-mail está mais vivo do que nunca: empresas que investem na nutrição de leads aumentam as oportunidades de venda em 50% com um custo 33% menor. Por isso, aposte em uma boa estratégia de e-mail marketing para se relacionar com o público tanto em mobile quanto em desktop.
  • Fale o que interessa para quem interessa: o segredo do sucesso no relacionamento é segmentação. É importante que o Marketing de Conteúdo consiga solucionar os problemas e desejos da persona e tocar no ponto que lhe é mais sensível à compra.

 

3- Compra

O que faz alguém escolher pelo seu produto ou serviço?

  • Faça ofertas irrecusáveis: estude bem o público e o seu segmento e identifique os principais diferenciais competitivos da sua oferta, como melhor preço, condições de pagamento diferenciadas, descontos em próximas compra e o que mais for possível dentro da sua estratégia de negócio.
  • Imprima um senso de urgência: no caso de ações promocionais, uma dica é limitar o tempo de oferta ou até mesmo o local onde ela estará disponível, para estimular o lead a fechar a compra logo.
  • Necessidade: estar no lugar certo e na hora certa quando o cliente precisa do que você oferece é uma oportunidade única. Por isso, assegure-se de que a sua estratégia de Marketing cobre os canais onde a sua audiência está e esteja presente nos micro-momentos de interação que levam à compra.

Segundo uma pesquisa da Forerster Research, a expectativa é que até 2019 pelo menos 35% das ações de Marketing em todo o mundo sejam digitais. Alguma dúvida de que fazer Marketing Digital hoje vale a pena?

Se você já está fazendo o seu planejamento de marketing para 2018, podemos bater um papo com mais insights do mercado e te ajudar a prever os investimentos digitais no orçamento de marketing. Vamos conversar!

Vamos nos encontrar no RD Summit? Cadastre-se aqui e venha fazer negócios!

 

 

A #SocialBrain é a 1ª agência parceira da Resultados Digitais no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente). 

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