Como diminuir o custo de aquisição por aluno?

Entenda melhor como reduzir seus custos por aluno matriculado e melhore a eficiência do seu marketing em educação.

Você investe no marketing da sua instituição de ensino mas não está vendo bons retornos? Precisa de mais alunos mas o orçamento já está no limite? Existem formas de otimizar seu custo de aquisição por aluno e gerar novas matrículas sem aumentar os gastos, e vamos apresentá-las a você.

 

O que é o custo de aquisição de Clientes?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma das principais métricas de Marketing e Vendas em um projeto de Inbound Marketing, que representa a soma de todos os investimentos feitos na área para adquirir um cliente. Essa métrica está se tornando cada vez mais importante entre gestores e empresas focadas em resultados e performance.

A forma de calcular o CAC é simples: some todos os investimentos feitos na área de Marketing & Vendas e divida pelo número de clientes. Se, por exemplo, você investiu R$ 10.000 no marketing de uma escola particular e conseguiu 1000 matrículas, o seu CAC foi de R$ 10.

Definido o CAC, é possível tomar decisões melhores e entender o retorno que mais investimento na área de Marketing & Vendas podem trazer, dois fatores essenciais para a saúde financeira de uma instituição de ensino.

Caso você queira definir o retorno sobre o investimento (ROI) de um projeto de Marketing Digital, como o Inbound Marketing, é necessário somar os investimentos em canais digitais mais o custo da agência e dividir pelo número de clientes captados através do digital.

 

Marketing em Educação: Como diminuir o CAC

Captar novos alunos com certeza não é uma tarefa fácil: para ter um bom número de matrículas é preciso investimento em marketing, divulgação, infraestrutura, uma boa percepção da sua instituição de ensino, além é claro de uma ótima equipe de vendas. Apesar disso, existem algumas formas de otimizar seu custo por matrícula:

Conheça seu público-alvo

Você já gastou tempo e dinheiro gerando relacionamento com um cliente que não fechou porque desde o começo ele não era alguém dentro do seu perfil de aluno? Esse tipo de situação é comum quando não conhecemos muito o perfil do público-alvo.

Por isso, é importante definir muito bem que é sua persona (seu perfil de cliente ideal) a fim de que todos os esforços da área de marketing sejam direcionados para quem realmente pode vir a se tornar aluno, evitando assim quem não é compatível com o perfil da instituição, ou ainda não está no momento de fazer o fechamento de um curso.

Você entende bem as expectativas do estudante com os cursos? Quais os bairros que sua instituição alcança? A sua instituição está na mente do público na hora de avaliar opções? É preciso entender essas questões na hora de planejar a sua campanha.

Otimize suas campanhas de mídia paga

Você investe em anúncios online, mas o retorno não está sendo o esperado? Com as técnicas de otimização corretas é possível aumentar sua taxa de cliques e conversões nas campanhas de mídia online, sem precisar modificar o orçamento da campanha.

Para otimizar campanhas, existem algumas estratégias que você pode utilizar:

  • Orçamento diário. É preciso que o orçamento diário da campanha esteja dentro dos seus objetivos. O valor não pode ultrapassar seu orçamento máximo e as datas em que os anúncios vão ficar em destaque precisam estar alinhados com o seu calendário de captação.
  • Otimização de palavras-chaves. As palavras-chaves escolhidas para a campanha precisam ter um bom volume de busca, baixa concorrência e devem ser específicas ao seu mercado. Uma boa forma de otimizar essa característica é criar múltiplas campanhas, testando palavras-chaves diferentes em cada uma e avaliando os resultados.
  • Segmente geograficamente. É possível limitar o raio geográfico de até onde os anúncios aparecem, para instituições de ensino isso é extremamente importante. Se você, por exemplo, tem uma faculdade que atende apenas a cidade do Rio de Janeiro, os anúncios devem ser limitados para evitar que apareçam para estudantes de outros locais.
  • Exclua termos de pesquisa negativa. Para uma boa campanha é preciso excluir os termos que não são interessantes para você. Se existe um termo como “faculdade pública”, isso pode gerar erros nos algoritmos da mídia paga e fazer o anúncio aparecer para um estudante que talvez não esteja dentro do seu perfil.

Ative outros canais além de anúncios online

Apesar da mídia paga ser uma estratégia com ótimos resultados, ela não é a única forma de alcançar seu público. O e-mail marketing, por exemplo, é uma forma de gerar relacionamento com a base de contatos que você já tem, engajando a base de alunos e aumentado suas chances de conversão.

Assim como o e-mail marketing, um blog com conteúdo otimizado consegue gerar visitas orgânicas e posicionar seu site em buscadores como o Google e o Bing, difundindo sua instituição de ensino na internet sem precisar de investimentos contínuos.

Continue investindo

Quando diminuímos o CAC, a verba que foi poupada não deve ser direcionada para outras áreas, pelo contrário, deve ser reinvestido no setor de Marketing & Vendas, afinal, esse é um dos setores que mais impacta o faturamento.

Com o CAC reduzido, você pode investir em ações de médio e longo prazo que criem uma receita previsível e recorrente para a sua instituição, trazendo de forma consistente um número de pessoas interessadas em matricular-se na sua instituição.

 

Inbound para Educação: Um caso de sucesso

É de um esforço dedicado na gestão de mídia, e de um relacionamento contínuo, que o bom relacionamento da instituição com o aluno pode levá-lo a tomar as melhores decisões: seja na escolha de um curso de Graduação, ou na seleção de um curso de extensão que complemente o seu currículo. Ou ainda, na pós-graduação que vai dar sequência ao caminho que ele já trilhou dentro da instituição de ensino. O importante é estar lá no momento da tomada de decisão.

Quer uma metodologia que une todas as formas de diminuir seu CAC e que ainda ajuda você a conseguir novas matrículas? O Marketing Inbound une mídias pagas, content marketing, otimizações e relatórios de desempenho para criar uma estratégia de marketing digital alinhado com os objetivos da sua instituição, e ao que é sucesso para ela.

Foi assim que o o centro universitário Unilasalle viu na #SocialBrain, uma parceira para conseguir os seus resultados com  metodologia Inbound. Com eles, conseguimos comprovar o impacto que a metodologia Inbound tem na área de educação. Nesse cliente alcançamos resultados como:

  • Alcance 12 vezes maior dos anúncios online
  • 25 vezes mais cliques em anúncios
  • Economia de até 18% dos recursos gastos em mídias sociais

Já pensou em ter resultados parecidos? Com uma estratégia que integra todas as áreas do marketing digital, o Inbound pode mudar a forma da sua instituição de ensino alcançar novos alunos, gerando relacionamento e conversões em novas matrículas.

Quer entender melhor como usar o Inbound na sua instituição? Fale com nossos especialistas.

Fale com nossos especialistas

 

A #SocialBrain é a agência Ouro da Resultados Digitais, detentora da ferramenta de automação RD Station Marketing, e 1ª agência parceira no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente), somos Google Partners e certificados em Outbound Marketing pela Reev.

Recent Posts

Leave a Comment