Marketing Digital para Educação: A importância do conteúdo

Descubra a importância do conteúdo para o marketing digital para educação

 

Você sabia que compartilhar o conteúdo educacional da sua instituição pode gerar novas matrículas? Com o avanço das tecnologias, o público está cada vez mais usando a internet para estudar, com 76% dos adolescentes usando a internet com esse objetivo e os relatórios do INEP demonstrando uma tendência de crescimento dos cursos EaD.

Quer criar uma presença forte na internet e conectar-se com o público? Entenda melhor o perfil do aluno, como usar seu conteúdo para gerar valor e se conectar com ele, além de ver cases de sucesso em nosso artigo:

 

O perfil do estudante na internet segundo o Google

Em uma conferência oficial do Google Brasil sobre o mercado de educação, diversos profissionais de empresas como Estácio, Veduca, CCAA e Descomplica apresentaram seus insights sobre as tendências digitais do mercado de educação.

Durante o evento, gestores e empresários do mercado educacional compartilharam principalmente informações que ajudam a entender melhor os brasileiros que buscam por material educativo, cursos e instituições de ensino online.

O evento ressaltou a importância que o Marketing Digital tem para a educação, com insights focados em entender a jornada do estudante até fazer a matrícula em uma instituição:

  • A maioria dos estudantes utilizam smartphones para acessar sites.
  • 50% dos estudantes usam sites de busca (como o Google) para comparar instituições..
  • 70% do tempo gasto escolhendo uma instituição é feita através da internet.
  • Informações online sobre a instituição são até 3 vezes mais influentes do que as fontes offline.

Segundo Vicente Carrari, gerente de negócios para o segmento Educação do Google Brasil, o maior interesse dos usuários é “entender melhor o que ele vai estudar no curso”, enfatizando a importância de compartilhar informações online.

 

Inbound Marketing e o conteúdo para Educação

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que engaja o público através de artigos, vídeos, páginas informativas, posts em redes sociais e outros formatos de conteúdo, gerando uma percepção positiva da marca no público e ajudando no processo de vendas. É uma das estratégias que podem ser utilizadas no Inbound Marketing, já aproveitando o grande ativo de informações que as instituições têm dentro de casa.

No mercado de educação, essa estratégia pode ser utilizada de várias formas, desde páginas otimizadas sobre os cursos que a instituição oferece até vídeo-aulas (ou webnários) gratuitos para demonstrar a qualidade pedagógica dos professores.

Em uma pesquisa sobre o marketing de conteúdo para educação, instituições que usam essa estratégia conseguem até 34 vezes mais visitas em seus sites e geram o dobro de leads. Os principais conteúdos são vídeos, posts em redes sociais, artigos em blog, eBooks, apresentações online, planilhas e estudos de caso.

Segundo a mesma pesquisa, mais de 70% dos investimentos feitos em conteúdo são considerados bem-sucedidos pelos gestores e 94% pretende manter ou aumentar os investimentos na área para gerar ainda mais resultados.

 

Cases de sucesso na Educação

Quer entender melhor como o marketing de conteúdo funciona na prática? Selecionamos 3 casos de sucesso no mercado de educação, para te inspirar e mostrar todo o potencial da estratégia.

 

Impacta

Criada em 1988, a Impacta é um centro de treinamento de técnicos especializados em hardware, oferecendo cursos livres, graduações, pós-graduações, MBA e cursos EaD, além de contar com uma editora interna de material didático.

Em 2015, a empresa percebeu um movimento de descadastro de alunos e decidiu atualizar suas práticas mercadológicas, buscando alternativas para engajar seus contatos. Aplicando ações de Inbound e Conteúdo, a empresa começou a escrever conteúdos que eram disparados por email.

A partir da criação de conteúdo, focados nas dúvidas e necessidades do aluno, novas oportunidades foram registradas, com um aumento de 70% de leads, aumento de 80% em conversões e um faturamento 10 vezes maior dos cursos EaD.

 

Termine seus estudos

A ‘Termine Seus Estudos’ é uma empresa de supletivos e cursos preparatórios, criada com o intuito de facilitar a conclusão do ensino médio de jovens e adultos. Após cinco anos de consolidação no mercado, a empresa viu no Marketing Digital uma possibilidade de crescimento.

Através de postagens em blogs, ebooks, vídeos, webinars, tutoriais e newsletters, a empresa começou a alcançar futuros alunos através do meio digital. Em um webinar sobre dúvidas de estudo, a empresa alcançou 9600 participantes, convertendo 60% em novas oportunidades de negócio.

Investindo em Marketing de Conteúdo e com boas práticas de Inbound, a empresa aumentou em 600% o número de leads gerados, em 25 vezes a taxa de conversão e 990% o número de alunos, tudo isso reduzindo o custo de aquisição por alunos em 40%.

 

Centro Universitário UniLaSalle

O centro universitário UniLaSalle é uma instituição de ensino superior que buscou a #SocialBrain com o objetivo de aumentar sua presença digital, informar o público sobre suas diretrizes educacionais e por consequência aumentar o número de alunos.

Com os objetivos definidos, um escopo completo de Inbound Marketing, uma campanha de conteúdo rico foi lançada, levando em consideração todos os pontos específicos que uma campanha de marketing digital para educação deve ter.

Com o lançamento de um eBook e peças para as redes sociais que comunicavam com as necessidades do público, a empresa conseguiu 12 vezes mais exibições de anúncios no Google, 25 vezes mais cliques no anúncio e 125% mais interações nas campanhas de redes sociais, e ao mesmo tempo que economizaram 18% no custo total da campanha.

Já pensou ver resultados como esses na sua instituição? Com um bom planejamento, execução e avaliação dos resultados, os medidores da sua área comercial também podem disparar.

Na #SocialBrain, temos uma equipe especializada em todas as etapas necessárias para criar uma presença digital forte da sua instituição, alcançando o público de estudantes que buscam no online o próximo local em que vão estudar.

Quer saber como você também pode ter uma história de sucesso? Fale com a gente.

 

 Quero falar sobre Inbound para Educação

 

A #SocialBrain é a agência Ouro da Resultados Digitais, detentora da ferramenta de automação RD Station Marketing, e 1ª agência parceira no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente), somos Google Partners e certificados em Outbound Marketing pela Reev.

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