Video storytelling: saiba como posicionar sua marca por meio de narrativas online

Conteúdo audiovisual é responsável por 67% do tráfego na internet e virou protagonista de estratégias de Marketing Digital

Você já se identificou tanto com a história de alguém que sentiu uma afinidade especial? É dessa forma que estabelecemos grande parte das nossas relações e por isso diversas marcas têm utilizado o Storytelling, isto é, a “contação de histórias” para se posicionar e gerar vínculo com o público.

A prática se popularizou ainda mais com os vídeos online, que hoje são responsáveis por 67% de todo o tráfego na internet. Por ser um formato flexível, que permite uma narrativa dinâmica e criativa, ajuda a sair do discurso de venda comum e a gerar engajamento por meio de histórias que cativem o público.

O video content já faz parte da estratégia de Marketing Digital de 90% das empresas e está gerando uma nova experiência social. O Facebook, por exemplo, se tornou um entusiasta do formato e, atualmente, as publicações pelo serviço Live já geram dez vezes mais comentários do que publicações normais. Recentemente, a rede social lançou também o recurso de “histórias”, bastante popular no Instagram.

Hoje oito em cada 10 vídeos publicados no Facebook são exibidos em tempo real. E a empresa de Zuckerberg está longe de parar: foi lançado um serviço de transmissão de vídeos ao vivo por meio de drones(!). Ou seja, os usuários poderão produzir imagens áreas em tempo real e transmiti-las pela rede social, o que é um prato cheio para negócios como imobiliárias e indústria naval.

Pesquisas apontam que 64% dos consumidores estão mais propensos a comprar online depois de assistir a vídeos. E quando o tema gera interesse direto, fica mais fácil converter o público em cliente e fidelizar quem já acompanha a sua marca.

Gosta de boas histórias? O seu público também!
Hoje a produção de vídeos online não depende de tantos recursos e o que importa é que a produção esteja alinhada à estratégia de Inbound Marketing. Algumas dicas para se sair bem na jornada são:

  • Entenda o que o seu público quer assistir: verifique se a proposta de vídeo é o que a sua audiência está interessada em ver. Para isso, aqueça a conversa nas mídias sociais e realize pesquisas que possam te dar esse insight;
  • Defina o que você quer obter com a ação: não adianta investir na produção de vídeos se você não sabe como eles podem geram resultados reais. Estabeleça indicadores logo no início para medir a aderência da estratégia;
  • Avalie se o seu conteúdo realmente ficará bom em vídeo: lembre que para produzir um conteúdo compartilhável é preciso que ele inspire ações e gere emoções. Existem vários tipos de narrativas que você pode lançar mão, como:

– Associar a marca a um tema atual para gerar destaque.

– Mostrar os bastidores do seu negócio e aguçar a curiosidade.

– Proporcionar experiências interativas que impactem o público.

– Tutoriais que sejam úteis para a resolução de um problema.

– Histórias de quem se envolveu com a marca e o que mudou na vida dela.

  • Tenha um plano de divulgação: procure definir pautas com antecedência e manter uma frequência. Assim, o público entenderá que os vídeos têm uma periodicidade de publicação e ficará atento às atualizações;

 Evite enrolar muito: é nos primeiros segundos de vídeo que o espectador vai decidir se continua assistindo ou troca de tela. Por isso, gere interesse logo no início e evite vídeos com mais de dez minutos – a não ser que seja proposital; 

  • Monitore os resultados: investir em vídeo vale a pena quando a ação gera resultados reais. Verifique sempre se o retorno obtido está de acordo com os objetivos estabelecidos para a ação.

Existem diversos exemplos interessantes de video content no meio digital. Se você é fã de gastronomia, por exemplo, terá que fazer um esforço para fechar a aba do Tastemade, um canal 100% baseado em vídeo e dedicado a conteúdo sobre comida, viagem e estilo de vida. A iniciativa premiada hoje gera 300 milhões de views por mês.

Já um exemplo de experiência diferenciada foi a realidade virtual proporcionada pela Gatorade para fãs de baseball. A marca produziu um vídeo em 360 graus que permite ter a sensação real de estar dentro do campo.

Quer embarcar nessa tendência e precisa de ajuda para encaixar a estratégia de vídeo no seu planejamento de Inbound Marketing? Vamos conversar! Um dos nossos parceiros é a Samba Tech, que oferece uma plataforma personalizada para a publicação de vídeos e já conta com cases premiados. Que tal ser um deles?

A #SocialBrain é a 1ª agência parceira da Resultados Digitais no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente). E agora somos agência Silver!

Recommended Posts

Leave a Comment