2017, o ano da virada no Marketing Digital

Segundo economistas, expectativas de crescimento para o próximo ano apresentam significativas melhoras. A sua empresa está preparada para crescer?

Uma coisa é certa em momentos de crise como a que vivemos em 2016: o ano seguinte é decisivo para os negócios. Por menor que seja a melhoria, períodos de transformação trazem novas oportunidades de rever recursos e processos, e as empresas que se preparam para isso têm mais chances de alcançar crescimentos surpreendentes no ciclo que se inicia no ano seguinte. 

Se depender das previsões de um dos economistas mais influentes do país, Ricardo Amorim, 2017 será o ano da virada para os negócios no Brasil. Ele contou, na abertura do último RD Summit, que nos últimos 115 anos a cada ciclo de depressão que o país enfrentou houve uma retomada de crescimento no período posterior. Ou seja, apesar do pessimismo geral, há a esperança de uma recuperação econômica no ano que vem e convém aproveitar esta oportunidade.

Por isso, é essencial aproveitar o momento de saída da crise para “arrumar a casa” e ajustar as estratégias de Marketing Digital e Vendas da empresa. Assim, é possível aproveitar melhor os ciclos de expansão e realizar investimentos de forma assertiva, já que tempo e dinheiro se tornaram recursos mais limitados para as organizações.

Crescer com inteligência: a chave para se desenvolver cada vez mais

Imagine se a cada mês a sua empresa alcançar um crescimento de 10%. Após três anos, o seu negócio terá crescido 30 vezes mais, essa é uma das principais tendências registradas pelo CEO da Resultados Digitais, Eric Santos. Pode parecer difícil manter essa marca, mas o diferencial está em encontrar alavancas de crescimento que lhe permitam gastar menos energia e ainda assim obter melhores resultados, com constância. Afinal, em um cenário mais complexo, saber otimizar o custo das conversões fará toda a diferença para seu negócio em 2017. A sua estratégia de Marketing Digital já prevê isso?

Além disso, é fundamental estabelecer métricas para que se possa medir a efetividade das iniciativas digitais. Um exemplo é acompanhar qual a taxa de conversão de cada ação realizada e também o ROI obtido com Marketing Digital, entre outros.

Algumas tendências de 2017 que vão turbinar o seu negócio

  • Facebook para negócios – Nosso país é o terceiro mais ativo do mundo na rede social e em 2017 a expectativa é chamar mais a atenção das empresas. O Facebook irá apostar em recursos como: uso do Messenger como central de atendimento e aprimoramento dos bots, robôs que ajudam a responder mensagens em massa; melhoria do Canvas, formato de anúncio lançado recentemente e principal investimento do Facebook para o ano que vem; e lançamento do Facebook IQ, uma central de pesquisa que oferece aos anunciantes dados e pesquisas sobre o comportamento dos usuários;
  • Mobile Marketing: mais da metade dos acessos a sites hoje vem de dispositivos móveis e a expectativa é que as vendas em celulares e tablets correspondam a maior parte das transações do e-commerce até 2020. Essa é a plataforma em que os clientes estão e as empresas precisarão virar a chave já caso ainda não atuem em mobile. Em 2017, o Facebook irá investir em novos produtos para dispositivos móveis e na melhoria da experiência mobile do usuário. O Google, que já prioriza nos resultados de busca sites responsivos, investirá forte em AMP – Aceleração de Mobile Pages, para melhorar a navegação web por mobile e oferecer um carregamento mais rápido;
  • SEO: o Google turbinou seu sistema de buscas com inteligência artificial, que faz quase um trabalho humano de interpretação do conteúdo procurado. Além disso, irá apostar na programação de dados estruturados no template, o que ajudará os motores de busca a categorizar e indexar melhor o conteúdo na SERP (páginas de resultado de busca);
  • Inbound Marketing e automação: relacionamento será o diferencial das empresas em 2017 para fazer o usuário mexer no bolso e as empresas que entendem isso cada vez mais investem em estratégias de Inbound Marketing para conduzir o usuário na jornada de compra e gerar conversão por meio de conteúdo útil e personalizado (Marketing de Conteúdo). Além disso, mais empresas veem nas ferramentas de automação uma oportunidade para ganhar mais escalabilidade e traçãonas ações de Marketing e Vendas. O Brasil hoje já alcançou a posição de terceiro país do mundo com mais empresas que utilizam softwares de automação.

Quanto a isso, é importante que a equipe de Marketing Digital e Vendas esteja bastante alinhada em relação as ações que precisam ser feitas para gerar mais resultados. Por exemplo: saber em qual canal investir, quais conteúdos produzir de acordo com cada etapa do funil de vendas ou em quais campanhas atuar para obter mais conversões.

Não sabe como fazer ou o que otimizar? Converse conosco!

Para fazer a diferença em 2017 você precisa estar onde o seu público está e falar a língua dele. E isso em um cenário que permite ousar menos e exige um planejamento consciente dos gastos.

Se você ainda não fez um diagnóstico da sua estratégia de Marketing Digital para 2017, conte conosco! Vamos lhe ajudar a rever o seu planejamento e indicar onde sua empresa precisa atacar para crescer mais no ano que vem. Entre em contato para batermos um papo.

E a sua empresa, já começou a se preparar para essa retomada?

Agora é o momento de parar, reunir pessoas-chave da equipe, fazer um balanço geral de 2016 e avaliar se as ações realizadas foram efetivas para a sobrevivência do seu negócio. É bem provável que as iniciativas de sempre não sejam mais suficientes para gerar o mesmo crescimento de anos anteriores e, dessa vez, obter resultados positivos dependerá de muito planejamento e análise constante.

A #SocialBrain é a 1ª agência parceira da Resultados Digitais no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente). E agora somos agência Silver!

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