Sete insights que vão te ajudar a gerar leads com marketing de conteúdo

Além de aumentar a visibilidade online da marca, uma comunicação qualificada deixa o público mais preparado para o momento da compra.

 

A internet ampliou as nossas possibilidades de escolha e chamar a atenção do consumidor nesse mar de opções é um desafio e tanto. Mas, uma vez que a marca consegue fazer mais do que tentar vender e se torna útil para o seu público, dialogando com as suas principais necessidades e desejos, fica mais fácil se destacar na multidão.

Para alcançar esse status no meio online existe apenas um caminho: conteúdo. Por isso, pare tudo, pegue o material que você tem disponível na empresa e pense: como posso utilizá-lo para entregar informação que ajude o meu público-alvo a tomar decisões.

A pesquisa Content Trends 2018 identificou que das empresas entrevistadas 78% já adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo. Os resultados têm sido bem interessantes: marcas que apostam em conteúdo para falar com seus clientes geram 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads. E constroem um importante ativo de relacionamento com a sua base de clientes.

Com o crescimento da automação de marketing no Brasil isso ficou ainda mais fácil. A comunicação pode ser feita de forma segmentada, respeitando o momento do lead na jornada de compra. Ou seja, o conteúdo produzido conduz o lead pelo funil de vendas de forma educativa e natural, através de trilhas de conhecimento.

Hoje, as táticas de Marketing de Conteúdo mais eficazes em cada uma dessas etapas segundo as empresas são:

Fonte: pesquisa Content Trends 2018 – Rock Content

Publicações em blogs são responsáveis por conquistar duas vezes mais visitantes para as marcas. Isso porque, inclusive para os mecanismos de busca, como o Google, quem é visto é lembrado. Logo, por ser dinâmico e constantemente atualizado, o blog corporativo é um canal que favorece SEO (a otimização dos termos de busca) e ajuda tanto a posicionar a empresa quanto a apresentar os seus produtos/serviços e diferenciais. Dessa forma, gera benefícios como:

  • Mais visibilidade online para a marca, que passa a ser mais facilmente encontrada pelos mecanismos de busca;
  • Leads mais preparados para comprar, uma vez que munidos de conhecimento conseguem tomar decisões mais assertivas e se aproximar da empresa;
  • Mais clareza para o público sobre o posicionamento da organização;
  • Visão mais humanizada da marca, que dialoga com os problemas e necessidades dos seus clientes.
  • Maior reputação de marca, isto é, a percepção de que a empresa é autoridade no assunto do qual ela fala.

Com isso, naturalmente o lead passa a ver a marca como referência de mercado, o que, além de favorecer as vendas, aumenta as possibilidades de fidelização, e de um relacionamento pós-venda.

Como usar o marketing de conteúdo para gerar leads

Não adianta publicar conteúdo online se isso não acontecer de forma planejada e alinhada aos objetivos do negócio. É preciso ter bem mapeado para quem você está falando e em que canais você conseguirá alcançar cada uma dessas personas. Algumas dicas que podemos te dar para obter resultados mais efetivos são:

1) Personalize: na metodologia de Inbound Marketing, de maneira geral, é fundamental ter um conhecimento profundo das necessidades de cada persona, qualificando os leads pelas etapas do funil de vendas. Não adianta sair falando tudo para todo mundo, o diálogo deve fazer sentido para o consumidor e ser uma importante via de mão dupla. Lembre-se que a motivação de compra não é a mesma para todos, por isso os argumentos de venda também devem levar essa personalização em conta.

2) Tenha um blog: esse é o principal cartão de visitas de uma empresa que trabalha com Marketing Digital, e o primeiro passo para rodar uma estratégia de atração de leads por meio de conteúdo (content marketing). Se o que você fala no seu blog faz sentido para as pessoas, é bem mais provável que elas se sintam confortáveis para interagir com outros conteúdos da sua empresa, e se aproximar de você.

3) Aposte em conteúdo rico: dê sequência à conversa com seu público por meio de e-books, infográficos, webinars, whitepapers, podcasts etc. Conteúdos ricos são materiais de fácil assimilação que ajudam muito na busca por informações, e ajudam a converter usuários em leads. E um lead satisfeito com o conhecimento que você ofereceu a ele tem mais chances de se tornar um futuro cliente.

4) Chame para a ação: usar calls-to-action nas comunicações é uma forma de incentivar que o leitor execute algum tipo de ação após absorver o conteúdo. Isso pode ser um compartilhamento, deixar um comentário ou até mesmo entrar em contato com a empresa.

5) Mobile em primeiro lugar: captar o consumidor nos micro-momentos em que ele está apenas navegando no smartphone, ou no tablet, é uma oportunidade de ouro. A pessoa pode nem estar pensando em comprar naquele momento, mas ao se deparar com o seu conteúdo identificou que tem um problema e a sua empresa pode resolvê-lo. Por isso, se certifique de que o seu conteúdo esteja acessível no mobile.

6) Tenha um calendário editorial: para manter a sua estratégia de Marketing de Conteúdo rodando é necessário manter uma publicação regular nos seus canais digitais. Fica mais fácil se você já deixar tudo planejado, e tiver metas de publicação para os posts do blog, assim como para os materiais ricos.

7) Analise os resultados: se a estratégia de conteúdo não está alcançando o resultado esperado, é preciso ter noção disso para realizar as melhorias necessárias. Mensure o retorno obtido com o trabalho de comunicação, lembrando-se de fugir das metas de vaidade, como apenas as curtidas. No final das contas, o que importa é se esse trabalho gera oportunidades de negócio reais. Traduzindo: vendas

Mais da metade das empresas que atuam com Marketing de Conteúdo hoje pretendem aumentar o investimento nos próximos meses para potencializar essa estratégia. Entretanto, muitas ainda apontam a falta de equipe como a principal dificuldade para iniciar ou dar continuidade ao trabalho.

Se esse é o seu caso, conte com a gente para oferecer conteúdo relevante, de alta qualidade e que dialogue com as necessidades do seu público. Vamos planejar sua estratégia de conteúdo digital?

 

A #SocialBrain é a agência Ouro da Resultados Digitais, detentora da ferramenta de automação RD Station Marketing, e 1ª agência parceira no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente). Conheça nossos cases.

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