Onde a sua empresa quer estar em 2017?

Ter um planejamento coerente com as expectativas de crescimento é essencial para definir quanto e como investir em Marketing Digital

Chegamos ao final de um ano exaustivo para grande parte das empresas e fica a esperança de que a crise econômica vá embora junto com 2016. Entretanto, as incertezas para o ano que vem ainda são grandes e é preciso muito cuidado e atenção na hora de se planejar para 2017.

É nesse momento que surge uma dúvida bastante comum: quanto investir em Marketing Digital. Ficou claro em 2016 o potencial das iniciativas online para gerar visibilidade e otimizar o resultado de vendas – o ROI médio de ações de Inbound Marketing, por exemplo, já chega a 275%. Mas, como saber o que priorizar agora, principalmente para sobreviver bem aos três primeiros meses do ano?

Pode parecer uma pergunta difícil, mas se as suas resoluções de ano novo incluem superar a crise e crescer de forma sustentável, planejamento é a palavra de ordem. É essencial que até a meia-noite do dia 31 de dezembro você já esteja com a estratégia de Marketing para 2017 definida. Mesmo antes de o ano começar, é fundamental saber exatamente onde se quer chegar para que as ações realizadas sejam assertivas e não haja desperdícios de verba.

Até 2019, a expectativa é que as empresas passem a realizar pelo menos 35% das suas ações de Marketing no meio digital, segundo uma pesquisa da Forrester Research. É esperado ainda que nesse período o gasto em iniciativas como marketing de busca, publicidade online, mídias sociais e e-mail marketing some cerca de 100 bilhões de dólares.

Aliás, essas ações estão entre as que mais geraram ROI positivo de acordo com um estudo da eConsultancy: e-mail marketing (68%), SEO (67%) e Marketing de Conteúdo (63%), que foi uma das principais tendências digitais do Brasil em 2016 junto com a automação de marketing. O Brasil é o terceiro país do mundo com mais empresas que usam softwares de automação e resultados mostram um ROI 20 vezes maior com esse recurso.

Na abertura do RD Summit em novembro, o economista Ricardo Amorim projetou uma recuperação mais expressiva da economia brasileira nos próximos três anos e reforçou que esse é o momento de rever modelos de gestão e inovar. Mas, para sair na frente, é preciso estar atento às oportunidades e ao melhor momento de aproveitá-las.

Quanto a sua empresa quer crescer no próximo ano?

No Inbound Marketing, consideramos essencial a etapa de planejamento. É nesse momento que se tem uma visão clara dos investimentos em curto, médio e longo prazo, dos canais a serem trabalhados e de como a verba será reaplicada. Algumas sugestões práticas para orientar a decisão de quanto e como investir a receita de Marketing são:

  • Defina o papel do digital na sua estratégia de venda: é preciso estabelecer o peso que você dará às iniciativas digitais para alavancar o seu negócio. Para ter uma ideia, empresas que dependem de ações de Marketing para vender, por exemplo, chegam a investir 10% ou mais do faturamento e a média de investimento de empresas B2B e B2C em Marketing Digital costuma ficar entre 7,5% e 9,5% da receita total, respectivamente;
  • Tenha um método para realizar sua estratégia: entender o processo de venda é fundamental para obter os melhores resultados ao longo do tempo e reciclar a estratégia como um todo. No Inbound Marketing, como o trabalho é feito com base na jornada de compra do usuário, fica mais fácil ter essa compreensão e posicionar a marca onde ela precisa estar e na hora certa;
  • Analise o comportamento de compra do seu público: com a retração econômica, as pessoas se tornaram mais conservadoras na hora de gastar e passaram a comparar mais os preços (uma pesquisa do Google mostrou que sites de comparação cresceram 60% nas buscas). Garantir a sua parcela no bolso do consumidor (share-of-pocket) vai ser um desafio ainda maior no próximo ano, mas uma dica é estudar como e com o que o seu público está gastando, para ganhar mais vantagem competitiva. Além disso, aproveite para repensar o custo de produtos ou serviços que sua empresa oferece para gerar vendas mais assertivas;
  • Verifique os períodos de sazonalidade do seu negócio: é importante ter mapeadas as datas importantes para o seu negócio e planejar antecipadamente as campanhas. Por exemplo, boa parte dos brasileiros aproveitou a Black Friday para antecipar as compras de Natal desse ano (praticamente metade dos consumidores, de acordo com a pesquisa da BonusQuest). As marcas que previram isso tiveram oportunidade de vender mais e saíram na frente;
  • Dedique um bom tempo para planejar: a ansiedade é a grande vilã do crescimento. Para obter resultados reais que estejam de acordo com as metas que a empresa deseja alcançar, não há outro jeito a não ser sentar e planejar. Os esforços de Marketing precisam estar alinhados com o objetivo de negócio definido, e é preciso saber claramente o quanto se deseja de retorno em receita ou reputação para que a estratégia não seja em vão.

Uma boa consultoria no planejamento de Inbound Marketing e uma campanha assertiva e bem segmentada de mídia online é capaz de gerar resultados expressivos até mesmo em curto prazo. Um exemplo interessante disso é o case da 2RD Semijoias, que fez a transição de negócio porta a porta para o e-commerce, e com a estratégia de Inbound aumentou o faturamento da marca em 62%, com ROI de 120%, em apenas um mês.

Como o perfil do cliente da marca mudou para o digital, tivemos que focar na atração de novos leads e conduzi-los pelo funil de vendas online. Para isso, usamos o RD Station, ferramenta de automação de Marketing da Resultados Digitais de quem somos parceiros certificados. Resultado: ganho em escalabilidade e expectativas superadas, com 66% mais vendas do que a meta estabelecida.

Viradas de ano são as épocas ideais para refletir sobre os últimos resultados, aperfeiçoar as ações que deram certo e entender o que poderia ter saído melhor.

Precisa de ajuda para fazer seu Planejamento de Marketing para 2017? Fale com a gente! Nossos consultores estão à disposição para um bate-papo gratuito que vai analisar o cenário atual do seu negócio e fazer recomendações assertivas para você obter melhores resultados em 2017. Agende agora.

Crie ações de marketing digital para 2017

A #SocialBrain é a 1ª agência parceira da Resultados Digitais no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente). E agora somos agência Silver!

Recent Posts