O que as redes sociais fizeram pelas Olimpíadas e que também podem fazer pela sua marca

Rio 2016 um dos eventos mais repercutidos da história do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Rio 2016 um dos eventos mais repercutidos da história nas Mídias Sociais

Ações de engajamento em canais digitais tornaram essa edição a mais participativa e mobile da história dos Jogos Olímpicos.

Foram duas intensas semanas em que a sensação era a de estarmos vivendo, praticamente, dentro dos Jogos Olímpicos. Você sentiu isso também?

Grande parte dessa impressão foi gerada pelo fato das redes sociais terem sido protagonistas na cobertura das Olimpíadas. Bastava uma olhada no celular para acessar comentários, notícias, fotos, vídeos, infográficos e uma infinidade de memes relacionados ao que estava acontecendo dentro e fora das arenas olímpicas.

Os dispositivos móveis deixaram de ser a “segunda tela” e ficaram quites com a televisão como principal fonte de informação sobre as competições, o dia a dia dos atletas e os eventos olímpicos. A repercussão no meio digital foi tão incrível que os jogos no Rio de Janeiro estão sendo chamados de “evento mais social da história”. E foram justamente as redes sociais que nos deram liberdade para escolher como, quando e onde gostaríamos de acompanhar as Olimpíadas.

Mas, esse cenário não foi criado da noite para o dia. Prevendo o engajamento que um evento como esse é capaz de gerar mundialmente, equipes de Marketing de canais como Twitter, Facebook e YouTube trabalharam em conjunto com agências, atletas e também com o Comitê Olímpico para aproveitar todo o potencial dessas plataformas e promover o relacionamento do público com as marcas envolvidas.

O Facebook, por exemplo, trabalhou por dois anos em uma estratégia que ajudasse as empresas a aumentarem o retorno do investimento durante as Olimpíadas. Grandes anunciantes, que já viam a rede social como um importante canal da estratégia de Marketing Digital, passaram a investir o dobro.

Além disso, várias iniciativas foram promovidas para enriquecer a experiência do usuário nas plataformas sociais. O Twitter abriu uma aba especial no Moments Brasil que exibiu durante todos os dias os tweets mais relevantes sobre o evento. E criou também emojis especiais para hashtags relacionadas às Olimpíadas (exemplo, ao digitar #BRA era exibida a bandeira do Brasil). Resultado: saiu na frente quanto o assunto era cobertura em tempo real da Rio 2016.

E o que falar do Instagram, que foi o grande álbum de fotos coletivo dessas Olimpíadas? Mais de 130 milhões de usuários postaram 916 milhões de imagens em apenas 21 dias, marca inédita na história da plataforma. E de todos os países, o Brasil foi o que teve mais engajamento. O infográfico abaixo, divulgado pela rede social, mostra mais desses resultados:

Números Instagram Rio 2016. Fonte: Instagram Brasil

Números Instagram Rio 2016

Para os fãs de vídeos, o Periscope ofereceu transmissões ao vivo e o YouTube reuniu diversas carinhas conhecidas dos espectadores – os YouTubers – para falar de esporte. Houve também um aumento no uso dos bumper ads, formato de anúncio de cinco segundos lançado recentemente pela plataforma.

Se essa não foi a edição mais animada, com certeza foi a mais participativa da história dos Jogos Olímpicos.

Se deu certo nas Olimpíadas, também funciona para você

O que ficou de lição da Rio 2016 é que a internet já deixou de ter papel secundário na cobertura de grandes eventos e que pensar assim é uma grande perda de tempo e oportunidade para a sua marca.

Na realidade, não houve nenhuma fórmula mágica para que esse sucesso digital acontecesse. O que vimos antes, durante e após os jogos foi a aplicação de diversas estratégias que são a base do Inbound Marketing. Isto é:

  • Planejamento das ações e escolha estratégica dos canais de divulgação e engajamento;
  • Produção de conteúdo com foco na relevância e utilidade para o usuário, ou seja, que valesse a pena ser compartilhado;
  • Relacionamento com o público durante toda a campanha dos Jogos Olímpicos através das redes sociais, blogs, e-mail marketing, ferramentas interativas e anúncios no Google e Facebook, de forma integrada com as ações off-line;
  • Análise constante dos resultados para verificar de onde vinha maior retorno e investir nas ações que davam certo.

Eventos que ganham visibilidade também devem ser campeões de conversão. Por isso, a escolha certa de cada canal, ao considerar os diferenciais, linguagem, recursos e público-alvo de cada um, foi fundamental para que as empresas, além de atrair audiência, também gerassem mais leads. No nosso e-book sobre Inbound Marketing para eventos você confere como isso funciona na prática.

A Rede Globo foi um exemplo de como a aposta no Twitter funcionou ao gerar uma relação direta com a transmissão na TV. A emissora teve os maiores trending topics do Twitter, chegando 509 vezes ao topo. As 1.800 postagens feitas tiveram cerca de 180 mil compartilhamentos.

Além disso, a hashtag #SomosTodosOlímpicos teve mais de 830 postagens no Facebook, gerando quase 150 mil comentários e cerca de seis milhões de interações nas publicações. Ou seja, mesmo sem ter exclusividade na transmissão dos jogos, a Globo aumentou a audiência em todos os horários e foi a emissora das Olimpíadas.

Com uma estratégia de Inbound Marketing para eventos, é possível tornar esse engajamento contínuo e os frutos são colhidos mesmo depois que o evento acontece. O que fica é essa sensação de quero mais, que estamos sentindo com o fim das Olimpíadas.

Nós da #SocialBrain podemos ajudar para que a estratégia de Marketing Digital para os seus eventos caminhe sozinha e de forma automatizada. Com o Giro Presença Digital fazemos o planejamento de comunicação em 360 graus, para pensar a organização de eventos aliada à estratégia de Inbound Marketing. Assim, você gera novos leads e um relacionamento eficaz e direcionado com aqueles que já estão na base de contatos, de forma contínua, e não somente investindo uma grande quantidade de recursos em um curto período de tempo para captção. Pense nisso! 

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