Atração local: como o Inbound Marketing tem movimentado as principais capitais brasileiras

Rio de Janeiro e São Paulo já concentram cerca de 40% dos consumidores online

Se 2016 foi o ano do Inbound Marketing no Brasil – com um aumento significativo de pequenas e médias empresas no mercado online -, em 2017 os negócios locais estão mais aquecidos e gerando novas oportunidades com o “marketing de atração”.

O Rio de Janeiro, por exemplo, já está entre as principais capitais do país com maior investimento em estratégias digitais e automação de marketing. Junto com São Paulo concentra 37% dos consumidores online, resultado da aposta de diversas marcas cariocas em lançar coleções e ofertas exclusivas para o e-commerce.
Não é à toa que na edição deste ano do RD On The Road, evento itinerante de Marketing promovido pela Resultados Digitais, o número de participantes no Rio de Janeiro aumentou e os ingressos esgotaram. O que também é um reflexo de que a busca por profissionais especializados na cidade não para de crescer.

Agora estamos a um mês do maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, o RD Summit, que acontece de 18 a 20 de outubro em Florianópolis. Nessa época do ano começa um burburinho sobre quais estratégias digitais – dentre todas as apostas feitas no início do ano – estão realmente fazendo diferença para as empresas.

Para encontrar esta resposta, são esperadas cerca de oito mil pessoas inscritas no evento e mais de 150 palestrantes para subir ao palco, entre eles: Sujan Patel, Martha Gabriel, Camila Porto, Avinash Kaushik e Fábio Ricotta.

Se hoje o Marketing Digital ganhou seu espaço no Brasil, grande parte se deve aos novos hábitos de consumo que surgiram com a recente crise econômica. A jornada de compra se tornou um processo mais conservador, onde é considerada uma série de fatores antes da tomada de decisão, dando mais empoderamento ao consumidor.

Por isso, é importante que o trabalho de Inbound seja contínuo e conduza o lead desde a conversão até o momento do pós-venda. Graças à alta capacidade de medir resultados durante a jornada de compra, é possível mapear de forma mais precisa o comportamento do usuário e otimizar o funil de vendas. Isso gera benefícios como:

  • Relacionamento de longo prazo com o cliente: está cada vez mais claro que o sucesso de uma boa máquina de aquisição e retenção de clientes depende de uma estratégia de vendas que entregue valor também após a compra;
  • Base de leads sempre atualizada e higienizada: e-mails de clientes são ativos importantes para qualquer empresa. Uma vez que os leads gerados podem vir de diferentes etapas na jornada de compra, é crucial identificar quando ele é uma oportunidade real de venda ou o contrário;
  • Melhor entendimento sobre os “campeões” de vendas: o acompanhamento constante dos resultados das ações realizadas e do ROI de Marketing Digital permite identificar quais produtos/serviços têm mais aderência e melhor performance no funil de vendas.

Atualmente, empresas brasileiras têm utilizado Inbound Marketing para vender diferentes produtos, tanto de baixo quanto de alto valor agregado como apartamentos. É o caso da LIVIMA, imobiliária no Rio de Janeiro.

Já a 2RD Semijoias migrou o perfil do cliente para o digital e hoje vende joias e semijoiais com a ajuda da automação de marketing. Com o RD Station, o negócio ganhou escalabilidade e alcançou 66% mais vendas do que o esperado.

A propósito, esta é uma ferramenta que tem ajudado empresas, tanto B2B quanto B2C, a obter mais tração de negócio. Em alguns casos o retorno obtido foi 10 vezes maior do que o investimento ainda no primeiro ano de utilização.

Por mais que muitas vezes o Marketing Digital comece “dentro de casa”, se trata de um trabalho complexo e diversificado. Por isso, uma boa consultoria no planejamento de Inbound e uma campanha assertiva de mídia online conseguem gerar resultados expressivos até mesmo em curto prazo.

Uma das nossas certificações na #SocialBrain é justamente a utilização da ferramenta RD Station. Hoje somos parceiros Silver da Resultados Digitais, que é referência no assunto na América Latina.

Como e quanto a sua empresa quer crescer? Vamos conversar!

A #SocialBrain é a 1ª agência parceira da Resultados Digitais no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente). E agora somos agência Silver!

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