Está perdendo oportunidades de captar leads? A culpa pode ser do seu blog – ou da falta dele

Saiba como aproveitar melhor as postagens de Marketing de Conteúdo a favor do seu negócio

 

Quantas vezes você já ouviu que é preciso “otimizar os custos de marketing digital e gerar mais leads que vendem em menos tempo”? É automático começar a pensar em formas de anunciar melhor e se esquecer de uma etapa anterior: falar para as pessoas certas.

Vender por si só não funciona mais, e não existe forma de atrair o público sem uma estratégia de conteúdo. Isso porque hoje em dia o lead não quer ser bombardeado por propaganda, ele é engajado por conversas. E conversas são contextuais. Aí entra o conteúdo. Ele é o combustível do Inbound Marketing, ajudando a conduzir o lead de forma espontânea pelo funil de vendas.

Basta analisar as empresas que hoje apostam em Marketing de Conteúdo: elas sempre nos ensinam algo e por se tornarem referências ganham a confiança do público, que fica mais à vontade para comprar. Essas empresas hoje geram 2,6x mais visitas e 3,7x mais leads.

Para isso, utilizam táticas de conteúdo como video marketing, postagens em redes sociais e blogs. Sim, blogs. Parece algo ultrapassado depois que as mídias sociais se popularizaram, mas são os canais de atração mais comuns na internet.

Convenhamos, manter um blog regularmente atualizado, com conteúdo especializado, dentro de um domínio próprio da marca é um prato cheio para as ferramentas de busca! Sem falar que por serem dinâmicas e permitirem abordar temas menos engessados, essas plataformas favorecem bastante o relacionamento com o público.

 

Vale mesmo a pena investir hoje em um blog corporativo?

O Marketing de Conteúdo por si só é uma estratégia 62% mais barata e até 3x mais efetiva que àquelas apresentadas em mídias tradicionais. Com a ajuda dos blogs, o custo de aquisição de clientes (CAC) cai bastante, uma vez que geram, de forma orgânica, até 2x mais visitantes para os canais digitais. Além de:

  • Aumentar a visibilidade online da marca, sendo muitas vezes a porta de entrada de futuros clientes que encontram o conteúdo pelos mecanismos de busca.
  • Ser um grande aliado na estratégia de Inbound Marketing, aprofundando temas trabalhados em landing pages e fluxos de nutrição de leads, ajudando o lead por meio de trilhas de conhecimento, que amadurecem a decisão de compra.
  • São ferramentas fáceis de gerenciar e não exigem habilidades técnicas avançadas.
  • Permitem diversificar a comunicação, uma vez que suportam diversos formatos de mídia como imagens, vídeos, infográficos, áudios, documentos etc.
  • Humanizam a empresa, permitindo uma conversa mais pessoal com o público. E o mais importante: o blog, assim como o site, é um dos cartões de visita da empresa. Permite que ela se posicione, e se aproxime do target.

 

Como alavancar a estratégia de Marketing de Conteúdo usando blogs

O grande desafio apontado pelas empresas que trabalham estratégias de conteúdo é manter o público engajado. Por isso, antes de começar a publicar no seu blog tenha claro qual o propósito da estratégia de Marketing Digital e o papel do conteúdo para alcançar esse resultado. Abaixo estão sete passos para ter um blog coerente com seus objetivos de negócio:

  1. Determine a função do blog na estratégia de conteúdo, de forma alinhada aos direcionamentos da sua marca: qual o papel ele deve exercer para o público leitor?
  2. Faça um mapeamento de personas para saber exatamente para quem você irá falar;
  3. Defina um mapa de conteúdo com as pautas a serem trabalhadas para cada persona e estágio do funil de vendas, além do cronograma de publicação;
  4. Estabeleça uma linha editorial, lembrando que Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que os clientes pesquisam. Lembre-se: o cliente em primeiro lugar (customer first!).
  5. Otimize o conteúdo para SEO;
  6. Estimule a participação pedindo para os leitores deixarem comentários e compartilharem os posts nas redes sociais;
  7. Meça o retorno obtido com as postagens, avaliando métricas de conteúdo como visualizações, cliques, compartilhamentos e tempo de leitura.

 

Os blogs mais populares do mundo apostam em abordagens bem definidas para atrair e fidelizar o público como, aprofundar temas que ganham destaque na mídia, estimular a curiosidade, abordar assuntos que têm aderência para determinada persona. Um bom exercício é pensar o que você poderia falar que os leitores citariam em uma conversa com amigos.

 

Não tenho braço para manter um blog atualizado. Como faço?

Hoje existem diversas ferramentas que permitem automatizar seu calendário editorial e as próprias ferramentas de automação de marketing, como o RD Station, possuem a funcionalidade de blog para apoiar a rotina de publicações.

Você também pode contar com a ajudinha extra de uma equipe de Inbound Marketing especializada em estratégias de Marketing de Conteúdo. Aqui na #SocialBrain nós podemos te dar essa mão. Vamos conversar!

 

A #SocialBrain é a agência Ouro da Resultados Digitais, detentora da ferramenta de automação RD Station Marketing, e 1ª agência parceira no Rio de Janeiro que possui as quatro certificações em Inbound Marketing (Metodologia, RD Station, Agência Inbound e Sucesso do Cliente).

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