Como gerar leads com Inbound Marketing para alavancar os resultados do seu negócio?

Ao descobrir a importância do marketing digital e do Inbound Marketing para a sua empresa, você resolveu investir na captação de leads para gerar receita de forma previsível e escalável para o seu negócio. Mas como fazer isso? A revisão da estratégia adotada para a levantada de leads, é fundamental.

O que parece simples e direto, pode não ter trazido resultados reais e sólidos no final do mês. E o motivo pode ser bem simples: sem gerar leads com foco no perfil do cliente ideal de forma constante, e sem verificar a qualificação destes leads, você pode ver o seu esforço em Marketing Digital ficar comprometido.

Mas, qual a forma mais indicada para atrair leads para a sua empresa? E como, além de gerar leads, você consegue nutrí-los, acompanhando o percurso do lead no funil de vendas?

 

Gerar leads para resultados

Leads são todos os contatos que convertem na sua ferramenta de automação. Por exemplo, você tem uma hamburgueria que faz sucesso e começa a produzir conteúdo sobre tipos de carne com a intenção de atrair pessoas que queiram abrir filiais do seu negócio.

A ideia é ótima, mas, sem conhecer quem são as pessoas, o que elas querem consumir, e por meios de quais canais chegaram até a sua empresa, você não consegue avaliar o que elas desejam e quais seus reais interesses.  

Para oferecer conteúdo adequado – e, principalmente, conseguir saber quais são os visitantes que chegam até o seu site, é necessário convertê-los em leads, E, nesse momento, o conteúdo é fundamental.

Através de um conteúdo relevante, como os tipos de carne, no exemplo acima da hamburgueria, conseguimos gerar uma aproximação entre o visitante do site e a sua empresa. O visitante, em troca de conteúdo relevante, topa dar os seus dados pessoais em um cadastro, e a organização passa a se relacionar com ele.

Com uma ferramenta de software de automação e uma estratégia de conteúdo acertada, o Inbound Marketing tem como objetivo final – gerar leads qualificados para seu negócio, e através do estudo da jornada de compras, convertê-los e em vendas.  

Nada de agir no escuro! Aprenda a gerar leads sem dor de cabeça. O nosso e-book vai te ajudar a aprofundar esse conhecimento.

Passo a passo para gerar leads com Inbound Marketing

 

  • Defina sua persona: Conhecer quem você quer atrair é tão importante quanto saber como atrair essas pessoas. Conheça, primeiro, muito bem sobre o seu negócio, como e porquê ele faz diferença na vida das pessoas. Assim, você entende mais sobre essas pessoas e o que elas estão realmente buscando. A sua empresa pode ter mais de uma Persona  (pessoa semi-fictícia baseada na análise de clientes e de mercado), mas não deve ter muitas, para que a sua produção de conteúdo não fique “dispersa”, e sem estratégia.

 

  • Entenda o funil de vendas e a jornada do cliente: O funil de vendas pode ser entendido, de forma simples, como o processo que todo lead passa até virar cliente/finalizar a compra. Nele, existem três estágios:
  • topo de funil: o lead foi atraído por um conteúdo mais genérico, com dicas que respondem à primeira busca do usuário na web. Ex:. Como montar uma hamburgueria?
  • meio de funil: o lead inicia uma busca mais aprofundada sobre o tema e busca por dores específicas do seu negócio. Ex:. Como escolher a melhor carne para minha hamburgueria?
  • fundo de funil: o lead avaliou o problema e as formas de resolvê-lo. O ideal é que ele caminhe para o final da jornada de compra, compare fornecedores, e escolha a sua empresa como solucionadora da dor e que ele vire seu cliente. Ex:. Tipo de franquias para abrir hamburgueria.

A partir dos exemplos acima, você pode perceber que os leads apresentam diferentes necessidades durante a jornada de compra. E a sua empresa deve estar presente em todas elas. Um lead pode ser atraído por seu conteúdo – em qualquer etapa do funil de vendas. Ele pode ter chegado ali pela primeira vez ou estar de novo – demandando um relacionamento. O que você precisa é captar seu contato e manter  lead aquecido.

 

  • Tenha em mãos boas ferramentas para gerar de leads:
  • Materiais ricos: no da leitura de um conteúdo, seu lead deve encontrar um material com informações muito mais detalhadas sobre o assunto principal. Pode ser um e-book, o acesso a um webinar. O Material Rico é um bônus, um plus para o conhecimento do lead, e por isso mesmo chama-se material rico. É a recompensa que seu lead ganha por deixar seu contato. Ele já leu o conteúdo de interesse, se quiser aprofundar-se mais, basta deixar o contato.
  • Landing Pages, pop-ups e formulários: as formas de atrair o lead para o conteúdo rico – e para que ele deixe seu contato – são variadas. Pop-ups chamam atenção em qualquer momento da experiência no site; Landing Pages e Formulários captam o contato – é onde seus leads vão informar e-mail, cargo, telefone, a informação que você precisar. É muito importante, para gerar leads, que você lance mão dessas ferramentas.

 

  • Gerar leads de forma sustentável: tenha uma boa estratégia de Inbound Marketing: A base da metodologia de Inbound Marketing é informação: conteúdo adequado para resolver problemas específicos da persona. A geração de leads deve ser feita de forma sustentável. Você deve ter previsibilidade de receita ao longo de todo o projeto, ou seja, ter um ROI (return of investment) como meta. Para isso, é necessário colocar na ponta do lápis: quantos clientes preciso ter para cobrir o investimento em Inbound Marketing?

A forma de saber quais clientes trilharam o funil de vendas por meio da metodologia de Inbound Marketing é através do software de automação de marketing.

Após identificar como os leads estão caminhando nas trilhas de conteúdo, é possível nutri-los, segmentar os leads por tipo de produto e-ou serviço, e acompanhar as interações dos leads já captados para manter o relacionamento constante e de longo prazo.

Para ler mais sobre o assunto. antes de contratar a ferramenta de automação de marketing ideal para você, desenvolvemos um material especial em parceria com a Resultados Digitais.

Leia o guia Gere leads sem dor de cabeça. Ele dá dicas essenciais para entender ainda mais sobre a geração de leads. Desde quais os principais materiais ricos para cada fase da jornada, até a melhor forma de captação para cada etapa do funil.

 

Boa leitura e boas vendas!

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